A gestão da marca — ou branding — é uma parte fundamental para gerar valor para um negócio. Essa é uma estratégia popular, mas nem sempre aplicada em diversas empresas. A ideia de cuidar da marca como uma personalidade, criando coerência entre suas ações, não só deixa ela mais popular como também impulsiona das vendas. Com a era da internet, passou a ser igualmente importante fazer o branding digital.
Afinal, mesmo que seu negócio seja físico, seu cliente está online. Neste artigo, mostraremos como alguns pontos podem contribuir para alcançar o sucesso desse trabalho. Veja como oferecer experiências surpreendentes para o seu público, gerar defensores da marca e conseguir visibilidade nas plataformas digitais. Boa leitura!
Descubra quem é a persona do seu negócio
Você já observou como algumas marcas chamam mais a atenção que outras? A presença da Netflix nos vários canais digitais, por exemplo, alcançam picos altíssimos de engajamento. Além de ter um tom descontraído e falar sobre entretenimento, para conseguir tamanho sucesso a marca antes teve que fazer um trabalho que é a base para as estratégias de marketing: descobrir a persona.
Sim! Você precisa ter um trabalho consistente nas redes sociais, mas antes de desenvolver campanhas é preciso entender para quem você fala:
- saber quais são os principais problemas que essa pessoa enfrenta;
- descobrir quais canais de comunicação a persona usa;
- encontrar a forma como sua marca pode contribuir na vida desse cliente ideal;
- pesquisar as principais objeções que poderiam impedir o sucesso de uma venda.
Estabeleça o tom da sua marca
Depois de pesquisar sobre a persona, é hora de alinhar essas informações com o propósito da sua marca. Afinal, visão, missão e valores dão belíssimos quadros para colocar nos corredores da empresa, mas quando postos em ação, o resultado é ainda mais impactante.
Como seu negócio engloba tanto as estratégias de comunicação quanto o posicionamento da equipe (principalmente os times que estão em contato direto com o público como vendas e atendimento), para ter uma personalidade da marca coerente é importante desenvolver dois trabalhos nesse sentido.
O primeiro é um documento para registrar os traços de personalidade da empresa, quais são as diretrizes esperadas, condutas e até mesmo termos e expressões que devem ser usados e os que devem ser evitados. O segundo ponto são os treinamentos e capacitações para fortalecer essa cultura da empresa. Assim, dá para criar ações para uma experiência do cliente de sucesso.
Desenvolva uma identidade visual forte
Responsável por ajudar seu público a identificar com quem está falando, a identidade visual vai muito além da logomarca, são cores e outros elementos gráficos que despertam emoções, transmitem qualidades e estabelecem uma comunicação de qualidade com o público.
Uma identidade visual bem resolvida é importante para que as peças conversem entre si e expressem com clareza a mensagem que deve ser passada, sendo o motivo de sucesso para anúncios e landing pages. Esse trabalho ajuda a audiência a identificar a empresa, aumentando a lembrança de marca, importante não só para o branding como também para o momento da decisão de compra.
Crie campanhas para fortalecer a presença digital
Se você já trabalhou com anúncios online, provavelmente sabe como os resultados das campanhas impactam positivamente um negócio. Essa estratégia ajuda a direcionar a exposição para um público segmentado e ainda alinha os resultados conforme o objetivo desenhado. Assim, é possível desenvolver ações destinadas a atrair as pessoas certas e fortalecer o relacionamento dessa audiência com a marca.
As mídias de performance não precisam ser usadas apenas para divulgar ofertas e promoções e o branding digital é uma das opções. Para isso, é importante escolher metas coerentes com a estratégia como:
- lembrança de marca;
- engajamento;
- visibilidade.
Seja relevante e mantenha a frequência
As estratégias orgânicas de marketing digital também são bastante eficazes nos trabalhos da gestão de marca online. Tanto as técnicas de SEO para aumentar a visibilidade das páginas em buscas orgânicas quanto o inbound marketing podem ajudar no vínculo do público com a marca. Conteúdos relevantes são uma das formas mais eficazes de atrair o público certo.
Para isso, desenvolva um calendário editorial que destaque os temas que devem ser abordados. Ainda no calendário é possível delegar os responsáveis pelas tarefas, descrevê-las com mais detalhes e criar um ritmo para as publicações (por exemplo, conteúdos novos no blog semanalmente). A frequência de materiais novos é muito importante para gerar consistência no trabalho. Também é importante ter um plano para divulgar cada conteúdo lançado.
Engaje o público e tenha fãs e advogados da marca
Com a transformação digital foi possível criar automações de marketing inteligentes como a personalização de mensagens e a segmentação de público. Isso significa que as pessoas esperam mais das marcas, o cliente está mais exigente. Ele espera uma relação mais pessoal e com tempos de respostas curtos, se possível instantâneos.
É preciso encontrar estratégias de engajamento eficientes, sempre se lembrando que as CTAs (chamadas para ação) são um excelente lugar para se aproximar do seu público. Para isso, basta falar o que você espera. Pode ser, por exemplo:
- pedir o compartilhamento da mensagem;
- convidar para curtir a publicação e seguir nas redes sociais;
- falar para a pessoa deixar um comentário sobre o que achou.
Outro trabalho fundamental para impulsionar a criação de uma comunidade em torno da marca são as estratégias de sucesso do cliente, garantindo que o consumidor fique satisfeito. O trabalho do pós-venda deve ser visto como tão relevante quanto a venda em si, assim, as chances de indicações e depoimentos espontâneos são maiores.
Alinhe o branding digital com o offline
Esse é um passo fundamental para que toda a sua estratégia funcione. Se nas abordagens offline a marca tem um posicionamento e no mundo digital outra personalidade, fica difícil para o consumidor se identificar. É importante contar com a ajuda de profissionais para gerar coerência entre os dois universos, reforçando a imagem da empresa e impulsionando os resultados.
Você deve ter percebido como o trabalho do branding digital é muito importante para fortalecer a marca no mercado e o quanto isso impacta nos outros estágios da jornada do cliente — como a etapa de vendas e também o pós-vendas. Por isso, contratar uma empresa especializada no assunto pode ser a solução ideal para conseguir resultados expressivos.
Se você quer ter uma visão melhor sobre a sua marca, entre em contato com a gente. Assim você pode ter insights sobre como posicionar sua empresa e otimizar o relacionamento com sua audiência!