Pois bem, se você chegou até aqui é porque ainda não sabe como fazer retargeting e está buscando meios de aprender a aplicar essa estratégia em seu estabelecimento comercial online, acertamos? Essa tática para gerar mais vendas e fidelizar o público é cada vez mais necessária em uma sociedade tão conectada.
Como lidar com o público que acessa o seu e-commerce com a ideia de “apenas dar uma olhadinha” e trabalhar para que esses usuários possam voltar e finalizar uma compra? Com esse exemplo, podemos basicamente entender do que se trata essa estratégia.
Portanto, se você quer melhorar os seus resultados online e atrair novos clientes, continue a sua leitura e prepare-se para o sucesso do seu e-commerce!
O que é o retargeting e qual é a sua aplicação no mercado?
Quando traduzimos “retargeting” para português, temos a expressão: mirar novamente em um alvo. Ou seja, podemos definir essa estratégia como as ações realizadas pelas marcas para impactar novamente o público que, em algum momento, demonstrou interesse em seus produtos ou serviços.
O retargeting é muito utilizado no meio digital, principalmente com a facilidade de coletar dados dos usuários por meio de cadastros em newsletters, geração de listas de audiência e remarketing.
Sendo assim, atualmente uma das principais funções do retargeting é gerar anúncios imperdíveis baseados nas atividades recentes de determinados usuários dentro de uma determinada página. Essas veiculações devem incentivar o público a terminar uma ação, geralmente uma compra.
Qual é a importância do retargeting para o e-commerce?
A partir dessa estratégia, as lojas online conseguem atingir novamente o público que, por alguma razão, não terminou uma ação dentro de suas páginas. Com isso, é possível direcionar um anúncio com promoção sobre o produto abandonado no carrinho, lançamento de novos produtos na sessão de roupas femininas e benefícios exclusivos para usuários que se cadastrarem para receber newsletter.
Como atualmente é muito mais fácil conseguir acompanhar as ações de um usuário dentro de uma página, os e-commerces precisam aproveitar essas facilidades para utilizarem a tecnologia ao seu favor.
Sendo assim, ao saber como fazer retargeting é muito provável que a sua empresa passe a ter novas vendas, aumente o número de conversões e tudo isso construindo uma imagem de marca sólida entre o público-alvo.
Quais são os benefícios dessa estratégia no mercado digital?
São tantas as vantagens de utilizar o retargeting dentro de um e-commerce que decidimos listar as principais, dessa forma, sabemos que você não vai pensar duas vezes antes de aplicar esse recurso dentro do seu estabelecimento digital:
Aumento nas vendas
Impactar um usuário que, em algum momento, já teve uma interação com uma marca é a definição de números positivos em conversões. Nem sempre um usuário desiste de uma compra por desinteresse, na maioria das vezes, essa pessoa acabou se distraindo, estava sem o cartão de crédito por perto ou, até mesmo, precisou se desconectar.
Sendo assim, com o retargeting é possível atrair a sua atenção novamente e trabalhar para garantir que, nesse segundo contato, esse usuário consiga finalizar a sua ação conforme o esperado e confirmar a sua aquisição.
Recuperação de carrinhos abandonados
Algumas vezes, o usuário está prestes a terminar a sua compra e decide abandonar o carrinho com todos os produtos selecionados, quando isso acontece é muito provável que esse possível cliente tenha interesse de finalizar a aquisição em algum momento no futuro.
Por isso, o retargeting aparece como uma possibilidade bastante viável para elaborar uma estratégia que convença esse usuário a acessar novamente o seu e-commerce e concluir a sua compra. Muitas vezes, os estabelecimentos oferecem promoções pelos produtos do carrinho, entregas grátis ou até brindes, que podem incentivar que a ação seja completada corretamente.
Otimização do ROI das campanhas de marketing
Quanto é investido mensalmente em estratégias de marketing digital para a captação de novos clientes? Utilizando o retargeting, a taxa do Retorno Sobre Investimento, conhecida como ROI, é otimizada e a empresa pode conseguir números ainda mais eficientes.
Acompanhar métricas de desempenho das suas campanhas é uma ótima tática de análise do sucesso da marca, sendo assim, com o retargeting o ROI se torna essencial na busca pelo melhor retorno possível.
Como implementar o retargeting em um comércio online?
Por último, mas uma das partes mais importantes do nosso texto, vamos explicar para você como fazer retargeting no seu e-commerce! A seguir, listamos um passo a passo completo com todas as informações necessárias na hora de colocar essa estratégia em prática.
Definir qual é a audiência
Qual é o público que você deseja alcançar com o retargeting? São os usuários que deixaram algum produto dentro do seu carrinho de compras, aqueles que interagiram com um e-mail marketing ou os que acessaram o seu e-commerce por meio de uma busca orgânica?
Conhecer o seu público e segmentar a audiência é um dos pontos iniciais para o sucesso de uma campanha de retargeting. Por isso, o planejamento precisa sempre estar alinhado com essa escolha.
Identificar onde essa audiência está registrada
Quase tudo o que os usuários fazem na internet fica registrado, seja por meio dos cookies, acessos em URLs específicas ou cliques em tags de pixels. Sendo assim, ao definir a sua audiência é necessário encontrar em qual dessas ferramentas de coleta de dados esse público está registrado.
Por exemplo, nos casos de retargeting para busca orgânica, os usuários são coletados por meio da URL, e para e-mail esse registro é realizado com um pixel tag. Também, é possível segmentar um determinado perfil de pessoas utilizando dados demográficos, interesses, intenções de compra, idade, classe social, nível de escolaridade e até campo de atuação no mercado de trabalho.
Elaborar um anúncio
Valorizar a criatividade e oferecer ao usuário exatamente o que ele está desejando é o segredo para o sucesso da sua estratégia. Nesse momento, é essencial que a comunicação do material seja direta e atrativa, para que o público consiga entender rapidamente do que se trata, gerando uma atração instantânea para o produto anunciado.
Veicular a campanha
O avanço da tecnologia permitiu que novas mídias aparecessem, facilitando o uso da internet para a veiculação de anúncios. Hoje, é possível realizar campanhas usando diferentes modelos de ativação:
- e-mail marketing: promove a integração de uma ferramenta de envio de e-mail marketing usando um API JavaScript;
- anúncios em portais específicos: usando negociações diretamente com Publishers;
- mídia programática: que é realizada por meio de uma Demand-Side Platform, ou DSP, que permite que compradores de inventário (no caso o seu e-commerce), comprem espaços publicitários de diferentes páginas da web, de acordo com as suas segmentações de targeting, anúncios e investimentos.
Nesta etapa existem duas plataformas essenciais para as marcas que trabalham com retargeting: o Google Ads e Facebook Ads. Ambas as ferramentas possibilitam a veiculação de diferentes campanhas, com segmentações específicas e elaboração de relatórios completos sobre o desempenho dos seus investimentos.
O Facebook Ads é voltado para os anúncios de remarketing dentro da maior rede social do mundo, já o Google Ads funciona para diferentes veiculações dentro do mecanismo de buscas e das plataformas da empresa.
Analisar os retornos
Gerar relatórios a partir das suas estratégias de retargeting é a melhor maneira de acompanhar o desempenho dos seus números. Além de mensurar se o investimento está sendo positivo ou negativo.
Acompanhar as métricas, proporciona aos estabelecimentos uma oportunidade de otimizar as suas campanhas, buscando sempre o melhor resultado possível a partir dos investimentos realizados.
Viu como fazer retargeting não é tão complexo quanto parece? Muito pelo ao contrário, com as inúmeras ferramentas disponíveis hoje em dia essa estratégia se transformou em uma prática aliada e eficiente para as empresas. Sendo assim, não deixe de planejar a sua campanha agora mesmo e garanta ótimos resultados!
Gostou deste texto sobre retargeting e quer saber mais para melhorar o retorno do seu e-commerce? Continue a sua visita em nosso blog e saiba como elaborar um planejamento de mídia eficaz!